A economia circular busca aumentar o ciclo de uso de todos os materiais que temos disponíveis, sendo uma grande aliada da reciclagem e do cuidado com a natureza. Que tal relembrar essa notícia e entender mais sobre a economia circular?
Continue a leitura!
Notícia: governo aprova Política Nacional de Economia Circular
Em março, precisamente no dia 19, esteve em votação simbólica no Plenário do Senado o projeto de lei para a criação da Política Nacional de Economia Circular, com autoria da Comissão de Meio Ambiente (CMA), nascendo de uma série de debates do Fórum da Geração Ecológica.
O projeto prevê a conscientização da sociedade sobre o uso dos recursos naturais, estimulando pesquisas e a adoção de soluções da economia circular. A Política Nacional de Economia Circular busca promover gestões estratégicas, mapear estoques e fluxos dos recursos no território brasileiro e a criação do Fórum Nacional de Economia Circular para elaboração de ações concretas em estados e municípios.
Analisando essa necessidade de um ciclo de produção mais responsável e sustentável para preservação do meio ambiente e ampliação de resultados econômicos, em 27 de junho, este projeto de lei foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promovendo a transição de modelos de produção.
Além disso, o projeto conta com três emendas, que prevêem “a estruturação, regulamentação e implementação dos instrumentos relacionados à economia circular, quando implicarem aumento de despesas, serão sempre antecedidas de análise de impacto regulatório com a participação de representantes dos setores econômicos e seus usuários”. O projeto também prevê compras públicas sustentáveis e criação de incentivos fiscais e mais!
Entenda mais sobre a economia circular
Mas por que é tão importante a economia circular? Ao contrário da economia linear, a mais comum, onde extraímos, produzimos, consumimos e aí descartamos, a economia circular propõe um ciclo de conservação e reutilização de matérias.
A reciclagem, como o trabalho da Diferro Reciclagem de Metais, é um grande exemplo de apoio à economia circular! Ao invés de retirar mais matéria-prima da natureza, reciclar e reutilizar o material que já temos, como o aço, é mais benéfico para o meio ambiente, cuidando da biodiversidade e gerando redução de custos para as empresas. A economia circular também gera mais empregos, soluções inovadoras e responsáveis!
Esse uso consciente de materiais gera uma cadeia de produção mais verde e moderna, essencial para o momento atual, onde as mudanças climáticas ditam o nosso dia a dia e apresentam muitos riscos à vida e ao ambiente que vivemos.
Especialistas já apontavam a necessidade de políticas públicas consistentes que promovam a economia circular para cuidar das nossas pessoas e natureza, e agora o Brasil está indo em direção a um futuro mais produtivo e sustentável!
E aí? Você já tinha lido essa notícia? Para acompanhar tudo sobre economia circular, reciclagem e, claro, o aço, conte com a Diferro! Explore o nosso site e saiba mais.