Transformar sucata metálica novamente em aço de alta qualidade é um processo que pode ser realizado de diversas maneiras, mas hoje queremos falar sobre uma em específico!
Você conhece o Forno Elétrico a Arco? Também conhecido pela sigla FEA, este reator metalúrgico para fusão de materiais tem uma relação muito interessante com a reciclagem de metais e a sustentabilidade. No blog de hoje, vamos explicar melhor sobre o que é este processo!
O que é o Forno Elétrico a Arco?
Como já mencionamos, o Forno Elétrico a Arco é um reator metalúrgico que é utilizado na fusão de materiais, principalmente os metais. O primeiro FEA, com o modelo base que usamos até hoje, foi criado em 1909, por Paul Heroult, e se popularizou graças a sua eficiência energética e segurança.
A estrutura deste equipamento é apresentada da seguinte forma: carcaça com abóbada, porta de escória, canal de vazamento, eletrodos de grafite com sistema de controle e também um sistema queimadores e injetores. O funcionamento do FEA é através de fusão elétrica, onde os materiais são depositados em um recipiente e submetidos a um arco elétrico intenso, que alcança altas temperaturas.
É este arco elétrico que permite que os materiais se fundam de forma homogênea, sendo a principal fonte de calor. Ele está localizado entre os eletrodos de grafite do forno e é controlado pelo sistema de corrente e tensão e também conta com energia adicional de reações químicas vinda dos queimadores e injetores.
Com as sucatas já derretidas e fundidas, o FEA também possibilita, durante as etapas de refino e remoção de elementos indesejados, a adição de elementos de liga para a ajustar a composição química. O novo aço segue para demais refinos, lingotamentos e laminações, garantindo um produto de qualidade.
O Forno Elétrico a Arco e a sustentabilidade
Porém, além da alta qualidade do novo aço, o FEA tem o seu maior destaque pela sua relação com a sustentabilidade. Fora a não utilização de combustíveis fósseis, o FEA tem um desempenho excelente para as usinas siderúrgicas ao reduzir o consumo de energia elétrica durante o seu uso. Um dos principais desafios para estas empresas é a redução do carbono e graças ao funcionamento e estrutura do FEA, é possível alcançar este objetivo!
O FEA também diminui a emissão de poluentes e economiza nas matérias-primas, o que proporciona mais cuidado com o meio ambiente, evitando a poluição e a extração de mais materiais da natureza.
O próprio reaproveitamento de materiais recicláveis já é uma ação significativa para o cuidado com o meio ambiente, o que faz com que o FEA seja a opção ideal para empresas que buscam estar alinhadas com a sustentabilidade. E as vantagens do FEA não param por aqui!
Mais vantagens e benefícios do Forno Elétrico a Arco
- Confira mais fatores que fazem do FEA a melhor solução na hora de reciclar aços:
- ● Emite menos gases do efeito estufa do que o método tradicional;
- ● Garante mais qualidade para o produto e alta homogeneidade;
- ● Aumenta a eficiência e a produtividade dos processos;
- ● Equipamento versátil que serve para amplas aplicações e setores;
- ● Produz qualquer tipo de aço com as melhores propriedades;
- ● Operação sem interrupções e adaptável à mudanças e grandes escalas.
- Apesar de que mais da metade do aço no mundo ainda é produzida com os métodos tradicionais, o FEA é uma solução excelente para preservar o meio ambiente e reutilizar o aço que já temos. Ampliar a responsabilidade e o cuidado para o refino de sucata é sempre bem vindo!
- Quer entender mais sobre a reciclagem de metais e com quem contar na hora da compra e venda de aços recicláveis? Explore o site da Diferro Reciclagem de Metais e ou entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!